Tuesday, August 08, 2006

Incentivar é necessário

Aos 11 anos, o talento já é de gente grande: ARTE DESDE PEQUENO: Allan Nascimento Langone, de apenas 11 anos, está na sexta série mas surpreende a comunidade do Colégio Pelotense .
Aos 11 anos, o talento já é de gente grande
Jussara LautenschlägerC om a finalidade de comemorar o Dia do Gato Pelado, sím-bolo do Colégio Municipal Pelotense, e incentivar alunos que tenham talentos artísticos para a música, artes cênicas e plásticas, o aluno Gato Pelado da 6ª série, Allan Nascimento Langone, 11 anos, expõe seus trabalhos no saguão do educandário. O convite e a articulação do evento é da diretora Marita Nebel. Por já conhecer o trabalho de Allan e conferir de perto na exposição do Seminário dos Surdos, Marita partiu para o convite. "Devemos ter outros talentos na escola e ele é um incentivo para todos", acrescenta. Serão três dias de exposição.
Professora descobre talento
O talento do estudante do Colégio Municipal Pelotense foi descoberto por uma professora da 3ª série do Ensino Fundamental, após um passeio com a turma aos prédios históricos da área central. A tarefa seria reproduzir os prédios do Mercado Central e da Câmara de Vereadores. O traço do desenho do aluno despertou a atenção da educadora, que chamou os responsáveis. A finalidade era pedir aos pais para dar uma atenção especial a Allan e investir no aluno. Na 4ª série, conta a mãe Nilce Langone, ele começou a freqüentar as aulas de um curso de desenho. O diretor e professor da escola, Júlio dos Anjos, após avaliar os trabalhos, constatou que o curso básico não era adequado e o encaminhou para o acadêmico avançado de desenho.
História emociona pequeno artista plástico
Dentre todos os trabalhos o destaque é para o que retrata um violão, uma mala e uma cuia. A mãe conta que sempre viajava para Curitiba para visitar a avó e ao sair de casa dizia: "Meu filho vou de mala, violão e cuia". Mas o significado da obra é duplo, porque marca o retorno da mãe de viagem e a notícia da morte da avó. Ao relembrar a história, Allan não consegue conter as lágrimas e é consolado pelos colegas. O pai Fernando Luiz Langone, 48 anos, e a irmã Amanda Nascimento Langone, 21 anos, também são grandes incentivadores.
Questionado do curso que gostaria de fazer, o menino não pensa duas vezes:
"É Design Gráfico ou Arquitetura e Urbanismo". Mesmo tímido, ele se emociona ao colocar o avental e pegar nas tintas. Os colegas admiram as obras e apostam no amigo, que já é considerado, por alguns professores, um artista plástico.
materia Diário Popular/Jussara Lautenschläger